Para muito além da Dengue

Aproveitamos esta explosão nos casos de dengue em 2019 no Brasil para tentar ir além das velhas explicações do porquê continuamos sofrendo tanto com as dengues e outras arboviroses, como chikungunya e zika. Além disso, discutimos também sobre consequências das mudanças climáticas.

Quais as raízes deste controle? Há perspectiva? O que podemos esperar em um mundo cada vez mais ambientalmente degradado?

Participam deste episódio Aristóteles Cardona Júnior, Enrique Barros, Tatiana Camargo e Mayara Floss

Enrique Barros – ​ Médico de família e comunidade na serra gaúcha. Presidente do grupo de trabalho de meio ambiente da organização Mundial dos médicos de família.

Tatiane Camargo – ​Bióloga, professora da universidade federal do Rio Grande do Sul. atuante na licenciatura em educação do campo: ciências da natureza e no PPG Educação em Ciências

Mayara Floss – ​Médica, residente de MFC no GHC em Porto Alegre. Membro da executiva mundial de saúde rural e coordenadora da network Rural Seeds. Autora Júnior (como o Enrique) do Policy Brief Brasileiro do Lancet Countdown. ​Membro do grupo de trabalho de meio ambiente da organização Mundial dos médicos de família.


Edição: Aristóteles Cardona Júnior
Vinhetas: Rubens Cavalcanti
Músicas:
Xote ecológico – Luiz Gonzaga
Profecia (ou Testamento da Ira) – Cordel do Fogo Encantado


www.medicinaemdebate.com.br
[email protected]


Twitter – www.twitter.com/medicinaemdbt
Instagram – www.instagram.com/medicina_em_debate
Facebook – www.facebook.com/medicinaemdebate

Não deixe de escutar também os outros episódios com temática próxima:
Alerta de Dengue, Chikungunya e Zika e Será o fim da picada?