Neste 10º Boletim da Pandemia o tema do debate foi a região centro-oeste do Brasil. Como tem sido os impactos da Covid-19 na região? O que esperar para as próximas semanas? Com um time de peso, conseguimos debater estas e outras questões com uma amplitude que nos ajuda a entender um pouco mais não só o Centro-Oeste, mas toda a complexidade da crise em nosso país.

Neste episódio contamos com a mediação de Aristóteles Cardona Júnior e as participações de Lívia Vanessa Ribeiro, Marcos Pedrosa e Cléo Borges.

Lívia Vanessa é brasiliense, médica formada pela Universidade de Brasília (UnB) e residência médica em Infectologia no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG)/ Hospital de Doenças Tropicais. Mestrado em Clínica das Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de Brasília. Foi professora substituta do curso de medicina, clínica médica da Universidade de Brasília entre 2009 e 2012. Supervisora da Residência Médica da Residência de Infectologia do Hospital de Base do DF entre 2015 e 2017, preceptora da Residência Médica em Infectologia do Hospital de Base desde 2017. médica Infectologista da SES-DF atuando no HBDF desde 2010.

Marcos Pedrosa é pernambucano, médico formado pela Universidade de Pernambuco (UPE) e residência em médico de família e comunidade na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi professor do curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco entre os anos de 2013 e 2018. Mora em Brasília desde 2018 e atua como MFC do SUS na região norte do Distrito Federal, e está diretor de exercício profissional da Associação Brasiliense de MFC (ABMFC).

Cléo Borges, goiano, naturalizado como Cuiabano, médico de família e comunidade. Formado pela UFMT e também com RM-MFC pela UFMT, com Mestrado em Políticas e Gestão em Saúde pela Universidade de Bologna – Itália. Atualmente Coordenador do Departamento de Saúde Coletiva da UNIC e Coordenador Suplente do PRM-MFC do Hospital Geral. Fundador e atuante em todas as gestões da AMEFAC (Associação dos MFC do Estado de Mato Grosso). Por 2 vezes foi diretor de exercício profissional da SBMFC e 1 vez diretor financeiro, Consultor OPAS em 2016 e 2018. Supervisor do Mais Médicos desde o inicio do programa em MT. Atualmente MFC na UBS-Pedra 90 III.

Algumas Referências:
A expériência italiana de Atenção Domiciliar – The Italian Doctor Flattening the Curve by Treating COVID-19 Patients in Their Homes
Como os governos estaduais lidam com a Pandemia
Adesão à quarentena nos estados


Não deixe de escutar os boletins que trataram da região Norte e Nordeste



Vinhetas: Rubens Cavalcanti
Edição: Aristóteles Cardona Júnior
Música: De frente pro crime (Aldir Blanc/João Bosco) – Na voz de João Bosco


Twitter – http://www.twitter.com/medicinaemdbt
Instagram – http://www.instagram.com/medicina_em_debate
Facebook – http://www.facebook.com/medicinaemdebate
Telegram – http://t.me/medicinaemdebate