Qual a relação do COVID-19 as mudanças climáticas e o planeta? O planeta tem a ver com a pandemia do COVID-19? A poluição do ar pode aumentar o risco de quem for infectado pelo COVID-19? O que a humanidade e o Brasil podem aprender e fazer nesta pandemia? Em mais uma edição do Boletim do Podcast Medicina em Debate, Mayara Floss conversou com três convidadas especiais: Sandra Hacon, Nelzair Vianna e Enrique Barros.

Convidados:
Nelzair Vianna – Pesquisadora em Saúde Pública Fundação Oswaldo Cruz /BA. Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal da Bahia, Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Líder Climática formada pelo Al Gore no The Climate Reality Leader e Co-Fundadora do Fórum de Energia e Clima. Coordenadora da Câmara temática de saúde no Painel Salvador de Mudança do Clima.

Sandra Hacon – Pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, integrante dos programas de pós-graduação de mestrado de doutorado em Ciências Ambientais da Universidade estadual de Mato Grosso e da Escola Nacional de Saúde Pùblica da Fiocruz. Graduação em Ciências Biológicas, mestrado em Controle da Poluição Ambiental – Manchester University, e doutorado em Geociências pela Universidade Federal Fluminense (1996). Atua na área de Avaliação de Risco à Saúde Humana, Ecotoxicologia, Gestão Integrada de Saúde e Ambiente e Avaliação de Impactos à Saúde das Mudanças Climáticas e de Grandes Empreendimentos. Representante do Brasil no GT do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente referente ao Programa de Monitoramento da Implementação da Convenção de Stockholm. Integrante da parceria Fiocruz- Opas/OMS do Centro Colaborador em Saúde Pública e Ambiental da Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS).

Enrique Barros – Médico de Família e Comunidade na Clínica da Família Teewald (ESF/SUS), numa comunidade rural em Santa Maria do Herval. Professor da Universidade de Caxias do Sul, na área de Atenção Primária à Saúde (APS). Presidente da Working Party on the Environment da World Organization of Family Doctors (WONCA). Mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Co-autor do relatório brasileiro do Lancet Countdown 2018.

Vinhetas: Rubens Cavalcanti
Edição: Mayara Floss

Twitterwww.twitter.com/medicinaemdbt
Instagramwww.instagram.com/medicina_em_debate
Facebokwww.facebook.com/medicinaemdebate
Telegramhttp://t.me/medicinaemdebate