Dizem que onde aconteceria o encontro das águas irá acontecer o encontro do fogo. Neste episódio discutimos sobre o Brasil estar queimando e mais sobre o Pantanal. Focos de incêndio iniciados em fazendas do Pantanal destruíram mais de 3 milhões de hectares de vegetação, 22% deste bioma já foi queimado.  Descubra mais, escute as histórias, dados e caminhos para cuidarmos da humanidade e do Pantanal.

Sandra Hacon é pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, integrante dos programas de pós-graduação de mestrado de doutorado em Ciências Ambientais da Universidade estadual de Mato Grosso e da Escola Nacional de Saúde Pùblica da Fiocruz.  Graduação em Ciências Biológicas, mestrado em Controle da Poluição Ambiental – Manchester University, e doutorado em Geociências pela Universidade Federal Fluminense (1996).  Atua na área de Avaliação de Risco à Saúde Humana, Ecotoxicologia, Gestão Integrada de Saúde e Ambiente e Avaliação de Impactos à Saúde das Mudanças Climáticas e de Grandes Empreendimentos. Representante do Brasil no GT do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente referente ao Programa de Monitoramento da Implementação da Convenção de Stockholm. Integrante da parceria Fiocruz- Opas/OMS do Centro Colaborador em Saúde Pública e Ambiental da Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS). 

Leandro Barbosa é jornalista, com publicações nos jornais The Intercept Brasil, Ponte Jornalismo, Globoplay, El País Brasil e na revista americana Atmos. Participou do Globo Lab Profissão Repórter, laboratório de ideias da Globo, onde teve a oportunidade de produzir com o jornalista Caco Barcellos e sua equipe. Já atuou como comunicador no GLO.ACT, projeto da ONU contra o tráfico de pessoas e contrabando de imigrantes. E também teve passagem na ONG Oficina de Imagens, que desenvolve, há mais de 20 anos, projetos de educomunicação. Sua trajetória o levou ao titulo de Jornalista Amigo da Criança, idealizado pela ONG ANDI Comunicação e Direitos e Unesco. Atualmente, é repórter do Projeto Solos, iniciativa que trabalha com conteúdo audiovisual sobre Direitos Humanos e Humanitários e Meio Ambiente. Instagram @leo_atos e Twitter @barbosa_leandro 

Mayara Floss, médica, Autora do das recomendações políticas do Lancet Countdown sobre o impacto das mudanças climáticas na saúde dos brasileiros. Residente  de medicina de família e comunidade no Grupo Hospitalar Conceição em Porto Alegre. Membro do grupo de desenvolvimento do OMS de recrutamento e retenção de profissionais da saúde em áreas rurais e remotas. Podcaster do medicina em Debate. Criadora e produtora audiovisual do projeto Vídeos rurais e Série SUS. Membro do Grupo de Trabalho internacional da WONCA Environment e Membro executivo da WONCA Rural. Criadora e coordenadora do curso EAD de Saúde Planetária do Telessaude/UFRGS. Membro do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Links:
Pantanal em chamas: conheça as Instituições que estão recebendo voluntários, doações e alimentos Acompanhe e monitore as queimadas
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas e Deastres Naturais (CEMADEN)  
A busca pelos animais feridos em meio ao fogo no Pantanal
Campanha do Leandro Barbosa: O Pantanal está em chamas. Mas Bolsonaro ri. Você viu?


Vinhetas: Rubens Cavalcanti
Edição: Mayara Floss

Apoie o Medicina em Debate:
https://www.catarse.me/medicinaemdebate


Twitter – http://www.twitter.com/medicinaemdbt
Instagram – http://www.instagram.com/medicina_em_debate
Facebook – http://www.facebook.com/medicinaemdebate
Telegram – http://t.me/medicinaemdebate