Neste episódio falamos sobre revalidação de diplomas de medicina no Brasil. A partir de um debate bastante qualificado, discutimos o histórico da revalidação de diplomas no Brasil, a origem e a atualidade do REVALIDA e falamos ainda sobre as perspectivas para os próximos meses. Discutimos ainda o ilegal edital lançado pelo tal ICESPE e sobre o que vem por aí como fruto do trabalho do Consórcio Nordeste.

Mais do que debater revalidação de diplomas de medicina, este debate representou uma verdadeira discussão sobre o exercício da medicina no Brasil.

A mediação do debate ficou por conta de Aristóteles Cardona Júnior, e como debatedores contamos com Lorene Pinto, Leandro Bertoldi e Paulo Ferreira.

Lorene Pinto: médica epidemiologista, também com formação clínica , docente do DMPS da FAMEB UFBA e  médica da SES Bahia. Já estive em vários espaços de gestão tanto na SES quanto na FAMEB, sendo a única mulher a dirigir a Faculdade nos seus 2012 anos.
Leandro Nascimento Bertoldi: Médico, formado na ELAM, Escola Latinoamericana de Medicina em Cuba, revalidado pela UFMG, Especialista em atenção básica pela UFMA e professor da UESB, Universidade Estadual do Sudoeste de Bahia. 
Paulo Ferreira: de BH/MG e formado pela Escuela Latinoamericana de Medicina em julho de 2018, tendo iniciado o primeiro ano do curso em setembro de 2012.

Links:
NOTA DE ESCLARECIMENTO – REVALIDA 2020
Revalida será aplicado em 6 de dezembro; exame reconhece diplomas de medicina obtidos fora do Brasil
PORTARIA NORMATIVA Nº 22, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2016
Médicas e Médicos pela Democracia
Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares


Vinhetas: Rubens Cavalcanti
Edição: Aristóteles Cardona Júnior

Apoie o Medicina em Debate:
https://www.catarse.me/medicinaemdebate


Twitter – http://www.twitter.com/medicinaemdbt
Instagram – http://www.instagram.com/medicina_em_debate
Facebook – http://www.facebook.com/medicinaemdebate
Telegram – http://t.me/medicinaemdebate