O Artigo 6º da Constituição Federal garante a alimentação como um direito social básico. Mas quem garante de fato bom alimento aos mais de 210 milhões de brasileiros e brasileiras? A insegurança alimentar avança no Brasil. E para além da quantidade de alimentos e de calorias ingeridas, vivemos um forte problema com a qualidade do que comemos. Que comida está na mesa? A impressão que nós temos é que se come cada vez pior. Será mesmo?

Neste episódio fomos atrás da nutricionista Patrícia Jaime, novamente, e do jornalista João Peres para discutir como anda a alimentação do povo brasileiro. A alta do arroz, o consumo de ultraprocessados, o papel da indústria alimentícia e a nova rotulagem de alimentos foram alguns dos temas debatidos. A mediação ficou com Aristóteles Cardona Júnior, da nossa equipe fixa.

Patrícia Jaime – nutricionista e é mestre e doutora em Saúde Pública pela Faculdade de saúde Pública da USP. Tem pós-doutorado em Epidemiologia Nutricional e em Políticas Públicas de Alimentação. Além disso é professora titular da Faculdade de Saúde Pública da USP, no Departamento de Nutrição. 
João Peres – jornalista e um dos criadores do site O Joio e O Trigo

Lins de referência:
Insegurança Alimentar no Brasil cresce em 3 anos e atinge 43,1 milhões em 2019
Pesquisas comprovam: a alimentação do brasileiro piorou durante a pandemia
Guia Alimentar para a População Brasileira


Vinhetas: Rubens Cavalcanti
Edição: Thiago Corrêa (Estopim Podcasts / Podcast Pistolando)


Apoie o Medicina em Debate:
https://www.catarse.me/medicinaemdebate


Twitter – http://www.twitter.com/medicinaemdbt
Instagram – http://www.instagram.com/medicina_em_debate
Facebook – http://www.facebook.com/medicinaemdebate
Telegram – http://t.me/medicinaemdebate