A Telemedicina veio para ficar?

Sem recesso de fim de ano, o Medicina em Debate encerra 2020 tratando de Telemedicina e Telessaúde. Neste episódio debatemos avanços e riscos envolvidos com o emprego cada vez mais disseminado da Telemedicina em nosso dia a dia, assim como as diferenças no meio de tantos termos como telessaúde, teleatendimento e telediagnóstico.

Para compor o debate contamos com as participações de Marcel Ribeiro Dantas (blog/twitter), que é Engenheiro da Computação e atuando na área de health informatics desde 2011, e Gustavo Godoy Magalhães que é Médico de Família e Comunidade e atualmente coordena o Núcleo Municipal de Telessaúde de Recife-PE. A medição ficou com Aristóteles Cardona Júnior, da equipe fixa do podcast.

Mais sobre os convidados:
Marcel é Engenheiro de Computação (UFRN), Especialista em Big Data (UFRN) e Mestre em Bioinformática (UFRN), desde 2011 atuando na área de health informatics. Trabalhou no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde por vários anos, onde geriu times e desenvolveu sistemas para o Ministério da Saúde. Atualmente é aluno de doutorado na Sorbonne Université, em Paris, e Early Stage Researcher no Institut Curie, onde desenvolve estudos em inferência causal a partir de dados de pacientes com câncer.
Gustavo é Médico pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2006) com residência em Medicina de Família e Comunidade pela mesma universidade (2009). Mestre em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2012). Possui ainda especialização em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa pelo Colégio Médico de Acupuntura (2010). No momento, em curso de Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica no EDUMATEC – UFPE. Participa da linha de pesquisa Coreografias Didáticas e Institucionais do Laboratório de Pesquisa e Práticas – Educação, Metodologias e Tecnologias – EDUCAT. Atua como professor da graduação em Medicina do Núcleo de Ciências da Vida (NCV) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE e coordenador do Núcleo Municipal de Telessaúde – DEGTES – SESAU Recife. Desenvolve atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão em Educação Tecnológica, Saúde Digital, Atenção Primária à Saúde e Práticas Integrativas e Complementares.


Pesquisa com ouvintes do Medicina em Debate
. PARTICIPE


Vinhetas: Rubens Cavalcanti
Edição: Estopim Podcasts


Apoie o Medicina em Debate:
https://www.catarse.me/medicinaemdebate


Twitter – http://www.twitter.com/medicinaemdbt
Instagram – http://www.instagram.com/medicina_em_debate
Facebook – http://www.facebook.com/medicinaemdebate
Telegram – http://t.me/medicinaemdebate