Um dos efeitos colaterais da pandemia foi a suspensão de aulas presenciais nos mais diversos níveis de ensino em nosso país. E, claro, no ensino superior não poderia ser diferente. Entretanto, este retorno às atividades tem sido desordenado e , muitas vezes, sem critérios pré-estabelecidos, seja para garantia da segurança de estudantes e professores, seja pela garantia do ensino de qualidade.

Neste episódio, convocamos um time grande para discutir conosco os impactos da pandemia no ensino superior brasileiro, a partir de suas vivências como docentes e discentes de medicina, assim como outras questões importantes, como os riscos e os benefícios da adoção das chamadas TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação – para o retorno das aulas nos mais diversos ambientes de ensino.

Para o debate contamos com Rosa Gouvea de Sousa, médica de família e comunidade e professora da Universidade Federal de São João Del-Rei; Cáritas Lacerda, estudante de Medicina e brevemente anunciada como nova integrante do Medicina em Debate; e o trio que hoje representa a coordenação da DENEM, a Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina, com Marcus Vinicius Cruz (UFMG), Nathália Julie Soares (UFSJ) e Matheus Fortes (UFLA), que ocupam, respectivamente, as funções de Coordenação Geral, de Finanças e de Comunicação. A mediação ficou por conta de Aristóteles Cardona Júnior.


Vinhetas: Rubens Cavalcanti
Edição: Estopim Podcasts


Apoie o Medicina em Debate:
https://www.catarse.me/medicinaemdebate


Twitter – http://www.twitter.com/medicinaemdbt
Instagram – http://www.instagram.com/medicina_em_debate
Facebook – http://www.facebook.com/medicinaemdebate
Telegram – http://t.me/medicinaemdebate