Dashboard Covid-19 nos estados, Brasil e no Mundo

A Equipe do Medicina em Debate vem acompanhando a Pandemia do Coronavirus tanto com as análises nas Redes Sociais com a produção dos gráficos de monitoramento, quanto com episódios regulares onde debatemos este tema e suas repercussões nos mais diversos cenários.

Qual a Metodologia do nosso Monitoramento?

Acompanhamos e consolidamos os dados oficiais do Ministério da Saúde e os consolidados das Secretarias Estaduais de Saúde, a fim de garantir uma melhor precisão na divulgação dos dados diariamente, pois o encerramento dos Boletins Epidemiológicos do MS e das Secretarias ocorre em horários diferentes.

Plotamos a projeção de 33% de aumento diário de casos que tem sido observada na maioria dos países, a partir de uma análise empírica elaborada por John Burn-Murdoch, data-analista e jornalista de dados do Financial Times (https://www.ft.com/john-burn-murdoch).

Esta projeção de 33% de aumento vem sendo uma das projeções utilizadas pelo Ministério da Saúde, como falado em recente coletiva pelo Secretário Executivo João Gabbardo.

Os dados são fornecidos pelas Secretarias de Saúde dos estados e pelo Ministério da Saúde são coletados pela equipe do Medicina em Debate, Cooperativa EITA e Brasil.io.

Produzimos abaixo um detalhamento por estado e nacional tanto da evolução do número de casos, número de mortes e da necessidade de leitos de UTI por estado. Pretendemos nas próximas semanas ampliar nossa análise com outros indicadores sensíveis da resposta brasileira a esta crise.

Os dados sobre UTIs vêm do CNES/DataSUS. De acordo com a Rache e al. (2020), o Ministério da Saúde recomenda de 10 a 30 leitos de UTI para cada 100.000 habitantes.

Também deixamos consolidado um comparativo entre países com diferentes trajetórias, onde o leitor possa passar o mouse e acompanhar a trajetória de outros países, se comparando com a Brasileira.

Estamos em processo de produção de cenários de projeções, para além da projeção dos 33%, porém estamos aguardando se definir a nova dinâmica de disponibilidade de exames.

O dashboard foi desenvolvido em parceria com a Cooperativa EITA.

Digite a sigla do estado desejado para ver os dados.