Quem Somos

O Medicina em Debate é um podcast sobre medicina, saúde e política traduzidas para o dia-a-dia. Surge a partir da ideia de explorar este formato de mídia que cresce bastante no Brasil para fazer discussões dentro da área médica e da saúde na nossa sociedade.

Tem por objetivo atingir profissionais, estudantes, mas também a população em geral que muitas vezes não sabe bem como buscar informações de qualidade.

Para entrar em contato com a equipe, clique em Contato. Ou escreve para nosso email [email protected]

Nossa equipe:

Aristóteles Cardona Júnior é pernambucano, graduado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), médico especialista em Medicina de Família e Comunidade e professor na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Mestre em Saúde da Família. Mora e trabalha em Petrolina-PE. É membro do Medicina em Debate desde o seu início. É radical defensor da Medicina e da Prática Baseada em Evidências.

Cáritas Lacerda é mineira do Vale do Jequitinhonha morando em São João del Rei. Mediciner (UFSJ) tentando se formar no meio de uma pandemia. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Saúde da Família (ALASF) pela região Sudeste desde 2017. Atleta, flamenguista, feminista, defensora do SUS e filha do Laurez.

Hania Bidu é médica de família e comunidade, mestre em saúde coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atualmente professora de curso de medicina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atuo nas áreas de Atenção Primária à Saúde e tecnologias de comunicação como o Telessaúde. Parte da equipe do Medicina em Debate desde 2019.

Luiz Paulo é potiguar, formado no litoral, mas sertanejo por gosto, convicção e escolha. Médico de família e comunidade, docente da escola multicampi de ciências médicas da UFRN, mestrando em Saúde Coletiva (UFRN) e trabalhador do SUS. Nas horas vagas, alimenta seus vícios em café, podcasts e livros. Membro do Podcast Medicina em Debate desde janeiro de 2021.

Mariana Fonseca é médica de família e comunidade carioca atualmente mestranda em saúde pública na LSHTM e fazendo a segunda residência (na mesma especialidade) em Londres. Passa mais tempo tretando sobre políticas de saúde e prevenção quaternária no Twitter do que deveria. Membro do Medicina em Debate desde janeiro de 2021. 

Mayara Floss é mulher, latinoamericana, médica de família e comunidade. Leitora e aventureira escritora. Aluna de doutorado da pós-graduação da FMUSP na área de patologia, mas tecendo conhecimentos em comunicação, saúde rural e planetária. Coordenou em 2018 e 2019 a escrita das Recomendações Políticas sobre o impacto das Mudanças Climáticas na vida dos brasileiros – o Lancet Countdown.  Também faz parte do Grupo Saúde Planetária e do IEA-USP. Nas horas vagas, produz vídeos como da Série SUS e Rural Seeds. Faz parte do Medicina em Debate desde junho de 2019.  Uma curiosidade é a mania de querer tocar bateria/percussão

Nicole Geovana é feminista e ativista social que foca sua militância e estudos no campo dos direitos humanos, justiça social, educação popular, saúde da mulher e direitos sexuais e reprodutivos. Médica de família e comunidade, docente do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais. Médica Reguladora do Hospital de Clínicas da UFU. Integra a equipe do Medicina em Debate desde janeiro de 2019. Apaixonada em viagens, leituras feministas e filmes que permitem reflexões sobre a vida cotidiana e as desventuras da nossa sociedade.

Pedro Carvalho Diniz é médico graduado em 2006. Desde sempre defensor e atuante no SUS. Trabalhando no sertão Pernambucano. Membro do Medicina em Debate desde o início. Pai do Bento e Benjamin. Gostaria de ter mais a dizer.

Rubens Cavalcanti nas horas vagas é médico de família e comunidade da secretaria de saúde do Recife, professor assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco e doutorando em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Nas horas de trabalho, é músico, compositor de vinhetas e trilhas para podcasts. Pena que as horas vagas estão ocupando a maior parte do tempo, atrapalhando as horas de trabalho. É membro do Podcast Medicina em Debate desde novembro de 2018.

Thiago Henrique (Gaúcho) graduou-se na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Sempre se dividiu entre a medicina de família e comunidade (MFC), a saúde pública e a medicina intensiva. Tem residência em MFC pela UFPE, mestrado em saúde pública pela Universidade de São Paulo, atua em medicina intensiva há 8 anos e, atualmente, em processo de titulação pela Associação Brasileira em Medicina Intensiva. É médico assistente em três hospitais no estado de São Paulo. Torcedor do Sport Club do Recife e pai de um menino lindo de 10 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *