Outubro Rosa é o mês dedicado ao Câncer de Mama. Mas será mesmo? De onde surgiu esta campanha? Ela possui evidência científica? É uma campanha que ajuda a salvar vidas?

De forma equivocada muitas vezes achamos que realizando exames nos livramos das doenças. E quando o exame pode provocar mais prejuízo que benefício?

Estas e outras questões foram debatidas de forma muito qualificada neste episódio que contou com a mediação de Aninha Pimentel e as participações de Amanda Seixas, Julia Morelli e Thaís Albuquerque*.

Edição: Aristóteles Cardona Júnior
Músicas:
Arrendado – Junior Black
Reprogramado – Junior Black

Ambas as músicas estão no álbum Vende-se, trabalho mais recente de Junior Black. Acesse pelo Spotify

A “cadeia alimentar” no mercado da saúde: do disease mongering ao doctor shopping


*Amanda Seixas da Silva, mulher, negra, feminista, médica ginecologista e obstetra em Petrolina-PE, onde trabalho no ambulatório de especialidade da atenção secundária, e no Hospital Dom Malan, onde sou preceptora da residência de GO. Sou também professora do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

*Julia Barban Morelli Rosas, médica de família e comunidade em Petrópolis, onde trabalho na ESF Boa Vista e na docência da Faculdade de Medicina de Petrópolis coordenando o internato e a residencia em MFC. Antes de médica, mulher feminista.

*Thais Albuquerque, psicóloga e estudante do 5° ano de medicina, paciente oncológica desde 2016. Largou emprego e carreira para seguir o sonho de ser médica. Como forma de registrar seus pensamentos, anseios e desejos, começou a escrever em seu blog. Em 2015,foi aprovada no curso dos seus sonhos na Faculdade Estadual de Medicina de São José do Rio Preto. Já como estudante de medicina, iniciou sua conta de Instagram @avidamedicina, por onde registra seus textos e sua rotina como forma de incentivo aos vestibulandos de todo Brasil, em especial aos que disputam uma vaga tão concorrida como é o curso de medicina. Em 2016 foi diagnosticada com câncer de mama em estágio inicial e com força, paciência e determinação, venceu mais essa batalha!
Acesse o Instagram de Thais e de sua lojinha


Nossos links:
https://medicinaemdebate.com.br
[email protected]
Twitter / Instagram / Facebook
Participe do nosso grupo no TELEGRAM