Qual o papel da Atenção Primária à Saúde no combate à pandemia?

Neste novo episódio do podcast, o debate se deu sobre o papel da Atenção Primária à Saúde, também conhecida como Atenção Básica à Saúde, e o combate a pandemia de Covid-19. Teria a APS sido mal aproveitada neste contexto de crise sanitária? O podcast entende que sim. O mote para o debate foi o documento recém-lançado pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, a SBMFC, Recomendações da SBMFC para a APS durante a Pandemia de COVID-19.

Trata-se, na realidade, da 4ª versão do documento com perguntas e respostas sobre a prática do cuidado médico em saúde na Atenção Primária, a partir do que afirmam as principais evidências na literatura hoje. Participam do debate o Ricardo Heinzelmann, Diretor de Graduação e Pós-Graduação Stricto Senso da SBMFC, além de Aristóteles Cardona Júnior, Hania Bidu e Luiz Paulo.

Há alguma evidência para o uso de medicamentos como hidroxicloroquina, ivermectina, zinco, vitamina D, nitazoxanida para tramento precoce? Como deve ser o cuidado com as pessoas com condições crônicas de saúde durante a pandemia? E as visitas domiciliares? Estas e outras questões permeiam o debate. Escute já!


Link para o 16º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade


Vinhetas: Rubens Cavalcanti
Edição: Brasil de Fato


Apoie o Medicina em Debate:
https://www.catarse.me/medicinaemdebate


Twitter – http://www.twitter.com/medicinaemdbt
Instagram – http://www.instagram.com/medicina_em_debate
Facebook – http://www.facebook.com/medicinaemdebate
Telegram – http://t.me/medicinaemdebate