Não temos superpoderes: os desgastes da Atenção Primária à Saúde

Infelizmente os profissionais da saúde não têm super poderes, trabalham como todo mundo e tem boletos no final do mês, vivem com impressoras que não funcionam, e não conseguem ter poder para consertar o ar condicionado ou a balança do consultório. O cansaço, a exaustão e a sobrecarga de tarefas deixam a reflexão sobre heróis e heroínas desta pandemia. Profissionais da saúde de Florianópolis e São Paulo estão lutando por melhores condições para cuidar, mas fica a questão: o que está acontecendo na Atenção Primária à Saúde? 

Descubra mais neste episódio do Medicina em Debate com Mayara Floss  entrevistando a Eline Ethel, Médica de Família e comunidade, membra da Rede Nacional Médica e Médicos Populares e Diretora do Sindicato Médicos de São Paulo e Igor Tavares da Silva Chaves, Médico de Família e Comunidade, Diretor do sindicato dos trabalhadores municipários de Florianópolis – SSintrasem. Diretor de Titulação da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. 

Reflita sobre a gestão e a luta contra o sucateamento do SUS, mesmo no contexto da pandemia da COVID-19.  

O texto de abertura deste episódio foi inspirado nos escritos da Eduarda Desconsi, enfermeira da Atenção Primária de Florianópolis. Leia o texto completo:  https://www.instagram.com/p/CZ8OUyLMQ-S/?utm_source=ig_web_copy_link 

Referências

Informações citadas no programa:  
Dados que a Eline trouxe sobre a quantidade de médicas e médicos: 

  • Municipal da Saúde. Relatóro Anual de Gestão – 2021 [on-line]. São Paulo: Secretaria Municipal da Saúde, 2021. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/Relatorio_Anual_Gestao_2019_Final_marco2020.pdf. São Paulo. 
  • Secretaria Municipal da Saúde. Acesso à Informação. Contratos de Gestão com Organizações Sociais de Saúde Disponível em:https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/acesso_a_informacao/index.php?p=178347

Acompanhe a greve de Florianópolis
Apoie com as hashtags #SOSsusFloripa e #NegociaGean
Site: http://sintrasem.org.br/ 
Twitter:  @Sintrasem1 
Instagram:  @Sintrasem
Instagram: @SOSsusFloripa


As vinhetas deste episódio foram produzidas por Rubens Cavalcanti e a edição ficou com o Brasil de Fato


Você já pensou em apoiar o Medicina em Debate? Para nós é de grande importância. Acesse em Medicina em Debate no Catarse. Também siga o Medicina em Debate nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook. Ah, também estamos no Telegram.